Dia do Orgulho Nerd: Da ficção para a realidade
O dia 25 de maio já é conhecido pela comunidade geek como o Dia do Orgulho Nerd, data em que podemos expressar nossa paixão pelos quadrinhos e histórias de super-heróis à vontade. E para comemorar essa data tão especial, preparamos um post falando sobre as tecnologias que vemos nos filmes e que realmente existem na vida real.
Dia do Orgulho Nerd
Instituído em 2006, o Dia do Orgulho Nerd foi criado pela comunidade geek em homenagem à data de estreia do filme Star Wars: Episódio IV — Uma Nova Esperança, em 1977. Desde então, vem sendo comemorado pelos amantes desse universo.
Nessa mesma data também se comemora o Dia da Toalha, uma homenagem feita ao escritor Douglas Adams, autor da série de livros O Guia do Mochileiro das Galáxias. Essa referência se origina na própria saga, onde o autor cita a importância de levar sua toalha para onde quer que viaje.
Tecnologias dos filmes nerds que existem no mundo real
E para comemorarmos este dia também conhecido como Dia do Orgulho Geek, nada melhor do que relembrar as tecnologias que vimos nos filmes de super-heróis e outros do universo nerd e que realmente existem na vida real. Veja a seguir quais são elas:
Inteligência Artificial em Homem de Ferro
O Jarvis e a Friday, personagens de Inteligência Artificial criadas por Tony Stark nos filmes da Marvel, não estão longe da tecnologia que encontramos na vida real. Assim como nos filmes, já existem assistentes virtuais movidos à IA que atuam tanto em casas quanto nas empresas.
Exoesqueleto em Capitão América: Guerra Civil
Um esqueleto robótico capaz de auxiliar pessoas em recuperação de traumas na coluna, parece que essa tecnologia está apenas na ficção, não é? De fato, esse mecanismo foi visto no filme Capitão América: Guerra Civil, onde o coronel Rhodes utiliza essa tecnologia fornecida pelas Indústrias Stark para voltar a andar após um acidente.
Na verdade, trata-se de uma tecnologia existente também no mundo real. Existem exoesqueletos sendo desenvolvidos para que pessoas que perderam o movimento das pernas ou estão em tratamento após traumas possam utilizar essa tecnologia para andar. O projeto mais conhecido foi desenvolvido pela empresa ReWalk Robotics, de Israel.
Capa da invisibilidade em Harry Potter e a Pedra Filosofal
Na saga criada por J. K. Rowling, o menino bruxo Harry Potter ganha uma capa da invisibilidade, capaz de ocultar qualquer pessoa que esteja embaixo dela. Parece uma ideia fantasiosa demais para ser verdade, não é? No entanto, um produto bem parecido já foi criado pela empresa Hyperstealth.
O Quantum Stealth é uma espécie de material capaz de tornar objetos e até pessoas invisíveis dobrando as ondas de luz ao seu redor. Essa descoberta é voltada para fins militares, já que remove assinaturas visuais, de calor e até infravermelhas. O material funciona sem o uso de espelhos ou câmeras e já foi aprovado pelos exércitos americano e canadense.
Controle autônomo em Pantera Negra
No filme Pantera Negra, vemos uma cena em que Shuri, irmã do herói T’Challa, dirige um veículo de forma remota. Isso já é possível nos dias atuais por meio dos carros autônomos, guiados por motoristas de forma remota. Empresas como Ford, Jaguar Land Rover, General Motors e BMW já estão desenvolvendo sistemas autônomos de realidade aumentada.
Com isso, é possível dirigir um carro em qualquer lugar sem que o motorista esteja fisicamente presente, como uma espécie de realidade aumentada. No futuro, isso significaria que motoristas profissionais não precisariam mais fazer longas viagens e se ausentar de casa por tanto tempo. Tudo poderia ser feito de um escritório, perto da casa desses profissionais.
Óculos inteligentes em Exterminador do Futuro
A realidade aumentada do filme Exterminador do Futuro já existe no mundo real graças à Google. No filme, os personagens usam esses óculos super tecnológicos que tinham um visor que fornecia informações sobre a cena em questão. E em 2013 a Google já lançava o Google Glass, que permite acessar diversas informações usando os olhos e as mãos.
Também é possível dizer “Ok, Glass” para ativar comandos de voz e iniciar algumas funcionalidades. Além disso, outras empresas têm desenvolvido acessórios inteligentes, como os smartwatches, que se conectam com o celular e permitem a visualização de mensagem e outros dados.
O futuro da tecnologia
Além dos exemplos que citamos acima, existem muitas tecnologias que já são realidade, como a internet das coisas, que permite a comunicação entre máquinas. O avanço das tecnologias permite que o ser humano vá muito além de suas expectativas e realize coisas incríveis.
Fonte: https://www.totvs.com/